Poucas coisas temos certeza nessa vida... Mas se você mora
em São Paulo pode afirmar com certeza que vai chover no final da tarde. Todo
ano nesses primeiros meses é assim. Aquele calor do Ceará a manhã toda, você sai
para almoçar quase chorando, pois terá de sair do conforto do ar condicionado
do trabalho e encarar o deserto do Saara que vai estar a rua. Quando você volta
do almoço de repente parece já ser umas 19:00 esta tudo escuro e cai o mundo em
chuva, com isso tem rua alagada, um transito infernal, mas e o seu treino como
fica? Não sei vocês, mas para mim é um castigo
fazer treino em esteira e correr na rua é algo impossível, os motoristas
parecem entrar em desespero quando chuva e transito se encontram. Como esta
chovendo todos os dias tem uma hora que você tem de encarar a chuva e correr.
Eu sempre tive muito medo de correr na chuva, já deixei de correr uma prova por
conta disso. Minha parte dramática acha que vou escorregar no meio do caminho,
quebrar a cara no chão, perder um dente, ter sangue para todo lado. Minha parte
fresca não vai querer andar por ai todo molhado, com a roupa grudando no corpo e
mostrando que eu pareço muito com o boneco da Michelin. Minha parte filhinho da
mamãe diz que eu vou pegar uma gripe/pneumonia de umas duas semanas de cama.
Mas como estou agora treinando em grupo, a energia e comprometimento de alguns
acabam te servindo de inspiração, e como treinamos em parque sei que seria mais
seguro que na rua. Confesso que as primeiras passadas foram bem inseguras, o
medo de ver o asfalto na cara. Mas como estava apenas garoando, depois fiquei
mais tranqüilo e pude aproveitar mais o barato, tem um momento que você curte
de verdade, a umidade do ar, a garoa, é uma corrida diferente, mas também bem
prazerosa. Não vou sair todo dia de chuva como um maratonista queniano, mas na
chuva e no caos dessa cidade, pelo menos por um dia fui mais forte que a minha
melhor desculpa.
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
sábado, 30 de janeiro de 2016
O NÃO
Como você viu na ultima postagem esse ano estou fazendo um sacrifício
sobrenatural para me manter focado na dieta e nos treinos. Tenho feito treino
funcional (assunto para uma futura postagem) e ido mais a academia, comecei uma
dieta possível e tentando ficar nela. Mas o mais complicado de encarar esse
novo estilo de vida é aprender a dizer NÃO. Aquele dia que todos vão para o bar
e você cria forças sabe se Deus lá de onde e vai treinar. Quando toda galera do
trabalho vai comer um fast food e você na sua salada e grelhado sentindo só o cheiro
(de lembrar deu fome). E quando você diz não, sai como metido, todos acham uma
bobagem você estar fazendo dieta, que você não precisa disso. Mas além de dizer
não para os outros, você tem de dizer não para você em todos seus momentos de
fraqueza. Aquele dia que tudo acontece e você precisa daquele consolo que só o açúcar
te dá. Aquele instante de compreensão de
mundo que você só te quando esta na fila do Burger King. Quem nunca! Todos têm
esses momentos que não são poucos e nem vão acabar de um dia para o outro. Coloque
o NÃO na sua cabeça para que isso não se torne um hábito e tenha todos seus
passos friamente calculados, escape uma vez ou outra (sim somo seres humanos
ainda) e pague dobrado as suas escapadas. Não se sabote, o único a perder é você!
Vitória na guerra (com o espelho).
domingo, 10 de janeiro de 2016
2016 e as novas velhas promessas...
Muda o ano e começamos mil promessas de mudanças e novos
projetos. (voltar a escrever aqui é uma delas). A mudança de calendário sempre
desperta uma vontade de mudança total. Trabalho, dieta, família, estudos, tudo
passa por uma análise e uma enorme tomada de decisões (que as vezes ficam só
nisso). Existem aqueles que no carnaval nem lembram mais sobre o que refletiram
e planejaram para o ano que se inicia , e tem aqueles que ficam até o último
dia do ano com a lista na cabeça se cobrando se fez tudo ou se fez o melhor que
podia ser feito. Falando apenas de corrida, acho que podia ter treinado mais em
2015. Algumas provas fiz sem treino algum, por isso fiz a maioria na modalidade
5k. Dieta nem vamos entrar nesse tópico, fui o rei do efeito sanfona, se me
abraçar acho que toco um forró. Comprei um combo de provas achando que isso
seria uma ótima, mas no fim não foi bem isso. Algumas provas tive de abrir mão
de eventos aos quais queria participar, em outras fiquei doente e rezei para
estar pelo menos 70% bem para fazer a prova, e no fim fiz as contas e não vi
tão grande diferença no meu bolso. Com tudo que aprendi em 2015, farei de 2016 um
ano onde vou me desculpar menos e me cobrar mais. Quero correr mais, ter provas
diferentes e quem sabe alguma prova mais importante. E se você acha que só eu
quero correr mais em 2016, veja o desafio que o Mark Zuckerberg se fez esse
ano:
“Na noite de segunda-feira, dia 4 de janeiro, o criador e
CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, publicou em seu perfil na rede social um desafio para
2016. O empresário pretende correr 365 milhas este ano, o que equivale,
aproximadamente, a 587 km.”
Veja a matéria completa no site da Ativo: http://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/noticias/mark-zuckerberg-cria-desafio-de-corrida/
Pelo visto esse será o ano de muitas corridas, olimpíadas e
muitas historias. Bem vindo 2016!
domingo, 11 de outubro de 2015
Correr e viajar
Essa foi uma daquelas semanas difíceis, muito trabalho, algumas situações insuportáveis, mas tinha feriado! \o/! Sempre que posso tento correr um pouco nas minhas viagens. Dessa vez não foi diferente. Ansioso com a Run the Night que farei aqui no Rio de Janeiro em novembro. Correr aqui é uma delícia.
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Correndo com a preguiça
Tem um momento na vida de qualquer corredor, que as
desculpas para não treinar se acumulam e tomam conta de toda sua rotina. Um dia é o trabalho, um happy
hour, escola. Até que um dia você se lembra do seu pobre tênis jogado de canto, mas ai bate
uma preguiça, já estou a tanto tempo sem correr, então esfria, chove, neva... Mas para qualquer evolução a quantidade e
qualidade de treinos são fundamentais. Além disso, esse vem e vai de treinos e pausas podem acarretar lesões que irão te tirar dos treinos por um bom tempo, e de uma maneira
bem mais chata. Algumas formas de driblar a rotina e conseguir se manter
firme nos treinos é definir um horário para correr. Eu sempre prefiro colocar
no final da tarde, após o trabalho. Além de dar aquela aliviada no stress, não
perco tanto tempo preso no trânsito. E
se você está muito tempo sem treinar, respeite seu corpo e volte devagar,tome
cuidado e não faça o “queniano”. Correr em disparada não vai compensar os dias
de treino perdido, pelo contrario as chances de você conseguir uma lesão são
maiores. Outra opção é manter um calendário de provas agendadas, eu tento
colocar pelo menos uma prova por mês. As provas além do comprometimento te
estimulam a melhoras seu desempenho, tempo.
E para os dias que o clima não contribui para seus trotes na rua, a
academia pode quebrar o galho (por mais broxante que seja correr na esteira), além
disso, os treinos de musculação são muito importantes para a prevenção de
lesões musculares e articulares. Outra ótima
saída é entrar em um grupo de corrida, você terá que cumprir os horários,
participar dos treinos, terá aconselhamento profissional, isso é sempre muito
bom. Falarei mais sobre grupos de corrida em outra postagem. Eu sou um confesso lutador com a preguiça. Já
perdi para ela várias vezes. Nada mais frustrante que estar evoluindo nos
treinos e depois ter de recomeçar tudo de novo por conta da preguiça. Mas se
pensar bem para cada desculpa, existe mil outras saídas para não deixar o tênis
no armário. Escolha sempre a melhor opção: correr.
terça-feira, 22 de setembro de 2015
O "barato" da corrida
Começamos a correr sempre por algum objetivo, estética, saúde,
prevenção. Mas hoje queria falar do bem que a corrida faz no nosso interior.
Não sei para vocês, mas para mim é uma faxina mental. Algumas pesquisas dizem que alguns minutos de
corrida, ainda mais se forem feitos em áreas verdes aumentam a sensação de bem
estar. Que o cérebro mais oxigenado funciona com mais eficiência, isso é bem
estar psicológico. Acredito muito nisso,
vivendo em uma cidade como SP, trabalhando no ritmo que trabalhamos, com todas
as cobranças que a vidas nos dá e algumas que nós mesmos colocamos, precisamos
de uma válvula de escape. E é ainda melhor quando esse escapismo é algo saudável.
Quem não corre pouco entende o “barato” da corrida. Como deixamos algumas
coisas nos km percorridos, como no final não lembramos mais o que nos incomodava.
Como é correr com amigos, superar seu tempo, perder alguns quilinhos. Outro “barato”
da corrida é como ela muda muito sua maneira de viver. Correr aumenta sua
confiança, sua auto-estima. Quem não se sente “O” cara quando consegue baixar
seu tempo ou mudar de pelotão numa prova.
Um esporte onde o maior competidor é você mesmo te faz refletir muito
sobre seus hábitos como sono, alimentação, como você administra a sua vida, seu
cotidiano, a prioridade que você dá para algumas coisas. Somente quem corre
sabe, existe a vida AC e DC, Antes da Corrida e Depois da Corrida. Bora correr!
terça-feira, 15 de setembro de 2015
Como foi: Circuito das Estações - Etapa Primavera
Neste domingo (13 de setembro) aconteceu em São Paulo a
etapa primavera do Circuito das Estações Caixa. Esse ano esse circuito completa
10 anos e é um que gosto muito. Foram 12 mil pessoal que correram os percursos
de 5km ou 10 km. Confesso que fiquei bem apreensivo com a chuva que tivemos a
semana passada. Detesto correr na chuva, me aconteceu duas vezes e eu
cheguei ao nível desespero. A roupa que molha e cola no corpo me incomoda, o tênis
molhado que parece pesar como um tijolo, o medo de escorrer, enfim, cagaço
mesmo. Fiz todas as mandingas para que o tempo ajudasse e parece que os deuses
da maratona ouviram minhas preces e não caiu uma gota de chuva, mas em
compensação estava um frio que lembrou a etapa inverno desse ano. Fiz o percurso de 5km, consegui manter meu
tempo nessa distância, apesar de estar um pouco afastado das ruas e academias
em virtude de outros compromisso. O melhor foi correr com amigos, só isso já
vale a pena acordar as 04:30. Sobre a prova segue o nosso melhor pace e as
tropeçadas:
Melhor pace:
- A camiseta desse circuito é a melhor, com tecnologia Pro::Run e cores bem legais. Vale a pena.
- Mesmo com 12 mil pessoas não estava aquele clima micareta (aquele aperto) de provas anteriores, pelo menos no meu pelotão (azul) tinha bastante espaço entre os corredores.
- A divisão dos pelotões foi bem rigorosa e organizada.
- Adorei o soft drink que a Red Nose deu no final da prova, sabor água de coco com tangerina, quase pedi mais um.
Tropeçadas:
- Faltou postos de hidratação no 5km, ou melhor podiam ser distribuídos de outra forma. Um logo no começo e outro apenas no final não foi legal.
- Tinha muito lixo na rua, sei que isso não é culpa dos organizadores, mas em alguns momentos isso incomodou.
Correr com amigos é muito melhor!
Fotos: Ativo.com
Assinar:
Comentários (Atom)








